top of page
Foto do escritorPedro Cunha

Onde está você? (Marli Aguiar)

Atualizado: 25 de mai. de 2020

Hoje ela veio vestida de Oxum,

De pés firmes e braços cruzados na porta de sua “casa”.

Trazia nas orelhas um grande brinco amarelo ouro, no corpo uma camiseta regata que também de cor amarela, formando um lindo tom do negro azulado de sua pele e com o amarelo ouro. Seu penteado era black, e de sua cintura fina para baixo, trajava uma saia preta e uma sandália nos pés.

Ela parecia esperar por alguém. Seus braços cruzados e olhar penetrante, postura de rainha, ali estava ela espera de alguém ou algo importante por acontecer em sua vida naquela manhã de sol e céu límpido de segunda-feira.

Neste dia, ela estava em si, seus amigos imaginários não apareceram, ou, se tentaram vir, ela não os receberam. Ela sorria e aguardando o momento, sabe –se lá do que.

Mulher Negra, e moradora de rua, linda, eu não sei seu nome, mas seu sorriso hoje me inspirou algo de bom. Não sei o seu nome...mas todos os dias passo na porta de sua “casa”, em sua sala, da calçada a vejo tomar banho em seu banheiro, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio...Mulher vestida e Oxum, hoje seu olhar não foi de loucura ou desesperado.

O sol desta manhã reluz o seu tom de pele e o ouro que traz sobre ela. Na porta de sua casa, vi sua firmeza, olhar penetrante e braços cruzados, sua casa, uma barraca de lona azul, deste lugar você me deu um sorriso...o mais lindo, o mais puro, o mais sincero. Neste sorriso, nos reconhecemos, nos identificamos na cor da pele, na ancestralidade e nos nossos crespos. Mas, eu mal sabia que aquele sorriso também era uma despedida.

Esta semana passei por esta sua e não vi mais seus sinais, nem casa, nem barraca, nem amarelo, nem sua voz brigando com seus amigos imaginários. Não te vi, tudo estava estranhamento limpo e silencioso. Onde está você? Sua pele negra azulada, seu sorriso escancarado, seu amarelo dourado...Mulher vestida de Oxum.

(Marli Aguiar - Prosa Poética - Inédito)


AVISO: Esta obra é parte da mostra virtual "Letras Negras: Quem fala a língua dos negros?", e é propriedade intelectual dos artistas citados. Não reproduza sem autorização.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page